Essa planta é abundante na China e na Coréia, o que tornou bastante comum seu uso em tratamentos fitoterápicos nessas regiões. Apenas a raiz do ginseng coreano tem funções medicinais, sendo que as mais velhas costumam ser melhores para consumo por conterem nutrientes mais concentrados do que as raízes jovens, além de possuírem tamanho maior.
O ginseng coreano também é conhecido como ginseng vermelho ou ainda pelo seu nome científico, Panax ginseng. A planta não é vermelha, mas quando suas raízes são cozidas ou apenas aquecidas mudam de coloração, adquirindo esse tom.
Ele pode ser consumido cozinhando a raiz natural por aproximadamente 12 horas, por meio de chás ou em versões industrializadas de ginseng coreano em pó ou em cápsulas.
Benefícios no consumo do ginseng coreano
Como já comentamos, o ginseng coreano, também chamado de ginseng vermelho, é um ótimo remédio natural. É a variação de ginseng mais popular dentre todas as variedades. Ele ainda é fonte de vitamina B12, vitamina B2, vitamina B1 e sais minerais.
É um grande aliado para revigorar o corpo, deixando-nos com mais energia, devido a sua ação estimulante. O ginseng coreano também ajuda a relaxar os músculos, o que geralmente é causado pelos esforços físicos diários ou até pelo estresse. Para homens com problemas de disfunção erétil, ele também pode atuar como estimulante.
O ginseng vermelho também ajuda a aprimorar a velocidade e a capacidade de raciocínio ao melhorar a nossa concentração. E também colabora para a redução do estresse, beneficiando mais ainda o bem-estar de quem o consome.
Mas os benefícios dessa raiz não param por aí! Ela estimula o sistema imunológico, ajuda a reduzir a glicose no sangue e auxilia no controle do colesterol alto, o que auxilia a saúde do coração. O ginseng vermelho também é rico em antioxidantes, o que ajuda a prevenir o câncer.
Contraindicações do ginseng coreano
O ginseng coreano não substitui a orientação do seu médico (a) ou nutricionista. Você não deve consumir o ginseng coreano se estiver incluso em uma das situações mencionadas abaixo:
- Pessoas que estão com câncer ou em período de remissão, já que ele atua apenas de forma preventiva e não para a cura;
- Pessoas com doenças autoimunes, pois o ginseng coreano estimula o sistema imunológico, piorando os sintomas da doença;
- Pessoas com doenças cardíacas ou pressão alta, pois ele pode aumentar a pressão arterial e aumentar o risco de infarto;
- Mulheres que amamentam, já que ele altera a composição do leite, o que prejudica o bebê;
- Mulheres grávidas, já que o ginseng é um estimulante natural e pode induzir o parto;
- Pessoas que sofrem de transtorno bipolar, pois ele pode aumentar os sintomas, já que age como estimulante.
Garanta já esse poderoso energético e estimulante natural, e viva de forma mais saudável.